Postagem setembro de 2009 7º Semestre
A disciplina de Didática, no semestre, foi muito interessante, pois aprendi sobre Comênio, inclusive na postagem feita por mim, em setembro de 2009 eu dizia como ainda não tinha ouvido falar em Comênio (considerado o pai da didática). Fiquei impressionada com as idéias de Comênio , pois suas idéias influenciaram muito a pedagogia daquela época.Concordo com Comênio, quando diz que a aprendizagem deve começar a partir da experiência do aluno, dos sentidos através e não de coisas abstratas.Segundo as idéias de Comênio , o ensino deve igual para todos.Comênio no século há falava da importância de usar o concreto com os alunos,suas idéias ainda hoje são muito importantes para o processo pedagógico ser cada vez melhor.
Postagem abril de 2010 8º Semestre
Em abril desse ano, fiz uma postagem sobre a importância dos jogos na sala de aula. Sem , dúvida os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades de comportamento, pois através dessa troca, é possível criar situações para que os participantes aprendam a trabalhar em equipe, desenvolvam criatividade, imaginação, desinibição e capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Procurei trabalhar muito com meus alunos com jogos, pois é muito importante a troca de informações entre os alunos. Essa reflexão foi feita durante o estágio, mas o aprendizado aconteceu durante a disciplina de Ludicidade,a qual me mostrou uma nova visão sobre a importância da ludicidade nos primeiros anos do ensino fundamental.
Postagem de outubro de 2009 7º Semestre
Fiquei um pouco chocada, quando assisti ao filme “Seu nome é Jonas”. Pois a realidade que apareceu no filme, era muito triste.
O que diferencia uma pessoa surda das outras, é a linguagem oral (falada) e a audição dessa linguagem falada. Afora isso, podem fazer coisas do mesmo jeito que as pessoas que não são surdas fazem. São pessoas como todas as outras que se expressam, através da sua própria língua e tem o direito de serem respeitadas e valorizadas.
Penso que as pessoas surdas, infelizmente ainda, são discriminadas por muitas pessoas. O apelido “mudinho” ou “mudinha” me incomoda, pois os surdos não são mudos, eles falam, apesar de ser de outra maneira, eles se comunicam. Muitas pessoas quando olham para uma pessoa surda ficam com pena ou menosprezam.
Acho importante que os surdos tenham seu sinal próprio, pois isso os diferencia uns dos outros. O surdo é muito determinado, pois precisa dia a dia superar as limitações e interagir com as pessoas e o mundo. A linguagem dos sinais de certa forma aproxima mais o surdo com as outras pessoas, essa cultura visual faz a pessoa, sendo surda ou não olhar mais uma para a outra, diferente dos ouvintes, que muitas vezes não prestam atenção no que o outro está dizendo.
Depois da interdisciplina de Libras, aprendi coisas sobre os surdos, que não tinha conhecimento e que foi importante para mim, pois posso ter alunos surdos e saberei um pouco mais, como me relacionar com ele.
Postagem de outubro de 2009 7º Semestre
Durante o curso, tivemos algumas interdisciplinas, onde falamos sobre a alfabetização e o letramentro. Na postagem, que fiz em outubro de 2009, comentava sobre o tipo de letramento que a escola deve oferecer ao aluno.
Para mim, que trabalho com o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, foi muito importante essa aprendizagem sobre o letramentro e sua diferenciação com a alfabetização.
Aproveitar o conhecimento trazido pelos alunos e oferecer um ambiente letrado é o primeiro passo, para que o processo ocorra bem.
Os termos alfabetização e letramento são bem diferentes, mas ambos importantes. Comprei o livro da Magda Soares sobre esse assunto, para entender mais e poder melhorar meu trabalho. Ainda não consegui ler, mas pretendo ler, assim que entrar em férias, pois quero cada vez mais aprimorar meu trabalho.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário