A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo. Enquanto o letramento “focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade” e ainda, é o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.
Freire nos diz: “Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de qualquer coisa, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e a realidade.”.
O letramento que a escola deve proporcionar ao aluno é aquele que faz o mesmo refletir sobre sua aprendizagem, pensar sobre a escrita e sobre a leitura. Proporcionar ao aluno o maior contato possível com a leitura social, isto é , jornais, revistas, panfletos, livros informativos e literários.A escola precisa oportunizar o aluno a compreender o contexto onde vive.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Márcia!!
Legal a tua postagem, pois trazes uma diferenciação entre alfabetização e letramento. Ela ficaria ainda mais rica se trouxeste um exemplo de como procuras trabalhar esses dois aspectos na tua prática.
Abração!!
Vou tentar responder tua pergunta em breve.
Postar um comentário