Os jogos pedagógicos são importantes recursos que o professor pode utilizar no processo ensino aprendizagem, pois eles ajudam a enriquecer o desenvolvimento intelectual e social do educando.
Os jogos devem ser desafiadores, propiciando oportunidades para que todos participem e aconteça além da aprendizagem, uma integração maior entre todos.
Os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades de comportamento, pois através dessa troca, é possível criar situações para que os participantes aprendam a trabalhar em equipe, desenvolvam criatividade, imaginação, desinibição e capacidade de adaptação a diferentes ambientes.
Procuro trabalhar com meus alunos, muitos jogos, pois sei como eles são importantes para o desenvolvimento deles. Estou tentando trabalhar diariamente com jogos, pelo menos, uma meia hora.
Os jogos em grupo apresentam muitas oportunidades de colocar as coisas em todos os tipos de outras relações. ( Kami 1987)
Percebi claramente isso, enquanto os alunos jogaram o jogo da memória, que é muito bom para desenvolver essas outras relações. Os alunos precisam estabelecer regras e se organizar, para que o jogo funcione. Ocorreu uma integração entre os alunos e houve conflitos também. Alguns alunos não souberam respeitar as regras do jogo e também demonstraram que não sabem admitir uma derrota.
Durante e após o jogo, conversamos sobre as atitudes do grupo em relação ao jogo. Foi interessante fazer isso, pois os próprios alunos puderam analisar suas atitudes, vendo seus erros e acertos em relação ao jogo e aos colegas.
Também é importante, a professora explicar para os alunos, o objetivo do jogo. Depois de explicado, os alunos vão jogar sabendo porque é importante colaborar e participar do jogo proposto.
A importância do diálogo com alunos nessa faixa etária é extremamente importante. Eles precisam entender direito quais são os objetivos do professor e a importância do que é feito em sala de aula.
Procuro ao máximo conversar com eles sobre o que estão trabalhando e sempre pedindo a colaboração deles, com sugestões, para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira possível.
Referência Bibliográfica
Kamii,Constance
A crinça e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos página 85
domingo, 18 de abril de 2010
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