BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

domingo, 6 de setembro de 2009

Comentário sobre a obra de Comênio

Gostei muito da segunda atividade da interdisciplina de didática.Como nunca tinha ouvido falar, em um homem tão importante, cujas obras tem um valor importantíssimo na história da didática?Não sei.
Mas o importnate, é que achei muito interessante a obra de Comênio.Com certeza, suas obras tiveram uma grande importância para a educação de sua época.
Fiquei impressionada, quando li sobre as ideias dele para a pedagogia.Muitas ideias, são usadas hoje, na pedagogia atual.
Seu livro, Orbis Pickus, contribuiu muito para o ensino daquela época,visto que foi o primeiro livro didático da época.Claro que, depois de Comênio vieram muitos outros escritores, mas suas ideias ainda estão presentes nos dias de hoje.
Acho importante, conhecer a sua história e sua obra, assim podemos entender melhor, o início desse processo de aprendizagem através dos livros didáticos.
Assim como escrevi no trabalho, quero compartilhar os elementos da pedagogia de Comênio, que estão presentes do meu cotidiano escolar.
Com certeza, encontro muitos elementos da pedagogia de Comênio no meu cotidiano.
*Para Comênio:O aluno é o elemento de maior importância.
*Para mim:Procuro tratar meu aluno com carinho e com respeito, mesmo aquele aluno problemático.Procuro criar laços de amizade e confiança com meus alunos.Pra mim, o aluno é muito importante, por isso, tento sempre respeitar suas ideias, valorizar seus trabalhos e estimulá-lo sempre.Gosto de trabalhar o interesse do aluno, respeitar sua individualidade e realidade.
vPara Comênio:O ensino deve ser igual para todos.
*Para mim:Tento fazer com que todos meus alunos aprendam.Sabendo que nem todos aprendem do mesmo jeito, tento, na medida do possível, tentar ver as dificuldades daqueles que não estão aprendendo, de modo que possam aprender.Pois todos devem ter o mesmo aprendizado.Me preocupo com aqueles que não estão aprendendo, pois meu trabalho só terá êxito se ao final do ano todos estiverem com o mesmo nível de aprendizagem.
Infelizmente, nem sempre isso acontece.
*Para Comênio:A aprendizagem deve começar, a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir das teorias abstratas.
*Para mim:Acredito que o aluno aprende mais através do concreto.Ele precisa vivenciar, experimentar e perceber o que está sendo ensinado.Procuro proporcionar isso para meus alunos.
Gosto de trabalhar bastante com música, sons, dança, observação de imagens, fotos e até do lugar onde estudam e moram.
Tenho um cantinho, onde colocamos sementes,conchas,vidros com animais no álcool,plantas...
Procuro oferecer vários tipos de leituras, imagens, de modo que meus alunos possam experimentar sensações diferentes e com isso aprenderem mais.
Além disso, sempre procuro sondar meu aluno, saber o que lel já sabe e valorizar esses conhecimentos.
Para finalizar, gostaria de dizer, que amo meus alunos.Sou apaixonada pelo que faço.Por isso, procuro sempre ter um bom relacionamento com meus alunos.Sei que aprenderão muito mais, se sentirem que os respeito e quero o bem deles.
Clique aqui para ver a atividade completa e informações sobre Comênio

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia, muito legal essa tua postagem. Consegues atrelar a tua leitura com a reflexão que fazes da tua prática pedagógica. Agora uma provocação para pensarmos: falas que "Me preocupo com aqueles que não estão aprendendo, pois meu trabalho só terá êxito se ao final do ano todos estiverem com o mesmo nível de aprendizagem.
Infelizmente, nem sempre isso acontece". Será que é possível que todos aprendam da mesma forma e alcancem o mesmo nível?? Abração, Sibicca