BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

domingo, 6 de setembro de 2009

Comentário sobre o módulo 1-Linguagem e Educação

Achei muito interessante o que encontrei num site. Um comentário de Jô Soares sobre a escrita e a fala:
Pois é. U purtuguêis é muinto fáciu di aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não. É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtuguêis. Quem soubé falá sabi iscrevê.
Ele escreveu de um jeito irônico, mas podemos ver que claramente que não escrevemos como falamos.
Penso que a fala e a escrita são duas modalidades diferentes da língua.Com certeza, as pessoas não escrevem exatamente do mesmo modo que falam, uma vez que se tratam de processos diferentes.
A língua escrita, é mais elaborada e , não dispõe dos recursos próprios da língua falada. A língua escrita, porém, é mais detalhada, elaborada e cheia de regras específicas.A linguagem falada é mais expressiva, mais criativa, pois possui elementos que a deixam assim;como a acentuação, a entoação, as pausas, gestos, olhares...A lingua falada está mais sujeita a transformações.
O professsor precisa saber ensinar as duas, a língua escrita e a falada, sempre mostrando as características de cada.
O contexto social é importante, pois ele determina.o nível da linguagem a ser empregada.A pronúncia,a entonação,o uso do vocabulário, variam segundo esse nível. A criança fala diferente do adulto, um médico fala diferente de um pedreiro.Conforme o lugar empregamos um tipo de linguagem.Temos a linguagem falada mais cotidiana e a linguagem mais culta.Assim, como a escrita:temos a escrita acadêmica e a escrita mais cotidiana.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia! Muito interessante essa reflexão que trazes sobre as diferenças entre a língua escrita e a falada. Seria legal trazeres também algum link entre essas tuas reflexões e os aspectos teóricos que estás trabalhando na interdisciplina. Outro aspecto que seria legal abordar é como trabalhas com essas duas manifestaçõs (oral e escrita) com os teus alunos. Abração, Sibicca