Ler e pensar sobre a obra de Comênio,foi muito importante, pois, quando lemos sua obra nos damos conta da atualidade de seus pensamentos.O que muitas vezes é discutido e debatido nos escolas, sobre o ensino ser para todos.Hoje, a questão da inclusão está muito presente em livros,encontros.Comenioo se preocupava com isso, quero dizer que todos devem aprender, sejam ricos, pobres,problemáticos,carentes...Ele queria mostrara como era possível ensinar tudo a todos.Hoje falamos sobre essa educação permanente,sobre as diferenças individuais, coisa que ele já se preocupava e falava sobre isso.
Comênio pensava que a educação tinha que começar cedo, que as crianças deviam ser ensinadas logo e não esperar crescer para aprender.Esse pensamento está muito presente hoje.As crianças estão ainda cada vez mais cedo para os maternais, as creches e para as escolas.O que possibilita a essas crianças o conhecimento desde cedo, contribuindo para o crescimento das mesmas.
Outro pensamento dele, é sobre o aluno ser importante,ser valorizado.Hoje, sabemos que, quando mais o aluo for valorizado, melhor será seu rendimento.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Márcia! Nessa postagem falas sobre Comênio e algumas de suas concepções de educação. Pelo que colocas no teu texto, parece-me que o autor enfoca bastante o ensino. Pensando na relação do ensino e da aprendizagem, o que consideras mais importante enfocar? Abração, Sibicca
Postar um comentário