BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

domingo, 30 de agosto de 2009

Comentário sobre a aula presencial

Gostei da aula presencial da interdisciplina de Linguagem e Educação.O assunto que será trabalhado é muito importante, principalmente para mim, que trabalho com primeiro ano.Não tinha ouvido falar sobre esse novo pensamento a respeito do construtivismo,que ele já não é mais o método mais adequado para a alfabetização.
Concordo e gosto muito do que diz a Magda Soares sobre letramento e alfabetização, pois já li alguns textos seus sobre o assunto.
Não sabia, que só no Brasil se faz essa separação entre letramento e alfabetização.
Sobre a alfabetização, prefiro a que seja feita sem receita, pois com certeza, o aluno irá aprender muito mais.O professor deve oferecer todas as oportunidades e meios possíveis, para que o aprendizado aconteça de maneira natural e prazerosa.
Tenho apenas sete anos de docência, por isso, quando me formei no magistério, o construtivismo, já era a grande onda do momento.Apesar de gostar de muitos aspectos do mesmo, também gosto de algumas coisas do método tradicional.Na verdade, procuro trabalhar do meu jeito, repensando sempre a minha prática.
Como a professora falou, eu também tenho algumas dúvidas sobre a questão da alfabetização no primeiro ano.Penso, que a alfabetização deve começar no primeiro ano, de forma mais lúdica e continuar no segundo ano, pois muitos alunos precisam de mais tempo para irem assimilando a linguagem e a escrita propriamente ditas.

2 comentários:

celilutz1 disse...

Querida Márcia:
São pertinentes e muito atuais as reflexões que trazes sobre temas, embora já muito discutidos, mas ainda, em muitos momentos, tão polêmicos. Destaco da postagem, em especial, “O professor deve oferecer todas as oportunidades e meios possíveis para que o aprendizado aconteça de maneira natural e prazerosa”. Nela, estão conceitos já trazidos por Comênio, nos idos de 1630, conforme estamos estudando na interdisciplina de Didática e nem por isso todos pensam e agem dessa forma.
Deixo o desafio para pensar: Como estás percebendo o desenvolvimento do trabalho nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental? Quais são as mudanças que podem ser percebidas em relação à proposta anterior?
Grande abraço.
Celi

Márcia Greff disse...

As mudanças pecebidas são positivas. Agora no primeiro ano, trabalhamos bastante o lúdico.A alfabetização é trabalhada de uma forma despreocupada, através de jogos, brincadeiras, leituras, assuntos do interesse dos alunos.Na verdade é uma iniciação, isto é, o aluno chega no segundo ano, sabendo muitas coisas,como: o alfabeto,os sons das síbalas,identifcando muitas palavras, reconhecem os números,já sabem usar o caderno...
A professora do segundo ano deve continuar o trabalho, que já foi iniciado no primeiro, isto com certeza facilita o aprendizado dos alunos.