Trabalhei com meus alunos a apreciação de obras(pinturas)e foi uma atividade muito interessante.
A arte da criança, desde cedo, sofre influência da cultura, seja por meio de materiais e suportes com que faz seus trabalhos,seja pelas imagens e atos de produção artística que observa na TV, em revistas, em gibis, rótulos, estampas, obras de arte, trabalhos artísticos de outras crianças etc. (RCNEI, 1998, P.88).
Por esse motivo, percebo a necessidade de estimular a criança a apreciar obras de arte que foram produzidas ao longo do tempo. É importante que a criança tenha esse contato, pois dessa forma ela pode não reproduzir seus desenhos só pelo que vê ao seu redor, mas que através do contato com as obras, com a arte, entenda que a arte expressa o que o artista está sentido, isto é, a arte é a expressão dos sentimentos do pintor. Conversamos sobre isso após observar as obras.
Após observar os alunos escolheram duas obras, que mais gostaram, então conversamos mais sobre os detalhes das mesmas. Foi bem importante fazer essa atividade, pois quero que meus alunos comecem a ter uma nova visão sobre as obras, especialmente as pinturas.
Disse aos alunos que faríamos à dança das cadeiras, mas eles que iam arrumar as cadeiras. Deixei para ver se perceberiam, mas isso não aconteceu. Colocaram as cadeiras e sentaram nelas.Então eu interferi, perguntando se não tinham esquecido nada.Demorei alguns minutos para uns alunos perceberem isso.Conversamos sobre o número de alunos e o número de cadeiras que seria preciso para fazer a brincadeira.quando perguntei quantas cadeiras seria necessário, a metade da turma respondeu corretamente e o restante disse que o número de cadeira deveria ser o mesmo do número de alunos. Conversamos sobre isso e após fizemos a brincadeira, que transcorreu bem. Os alunos estavam muito animados e felizes durante a realização da mesma.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário