Quando se trabalha por projetos os alunos aprendem o que querem ou gostariam de aprender, pois o tema estudado é escolhido por eles.
A aprendizagem não ocorre somente no ambiente escolar, ela ultrapassa os limites da escola, pois os alunos vão atrás de informações, fazem visitas, pesquisa...
Como acontecem muitas atividades práticas, a aprendizagem é mais prazerosa. Os alunos são desafiados o tempo todo, pois vão surgindo novas dúvidas e novos desafios vão sendo lançados ao longo do projeto.
Os alunos decidem juntamente com o professor, os passos que serão dados, isto é, a tomada de decisões é feita em conjunto. As aprendizagens fazem sentido para os alunos, pois são relacionadas com o contexto onde vivem.
O trabalho por projetos possibilita uma melhor organização, isto é, uma organização mais sistemática do que será trabalhado. É possível organizar os conhecimentos adquiridos, pois o projeto tem algumas etapas que auxiliam essa organização. No início se faz o levantamento do que os alunos já sabem. Existe um foco, um tema a seguir que auxilia o desenvolvimento das atividades e do projeto em si.
Eu gosto muito de trabalhar com projeto, mas já percebi a diferença entre trabalhar com projetos e trabalhar por projetos. O segundo ainda me causa certo receio, pois a teoria é um pouco diferente do que a prática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Márcia!! Apesar de falares sobre o trabalho com projetos e por projetos não ficou clara a diferença que percebes entre as duas propostas. Fica como dica para uma próxima postagem que possas explorar um pouco mais essas diferenças. Abração!!
Oi! Tentei responder a pergunta em uma outra postagem já feita.
Postar um comentário