Realizar a atividade sobre o diálogo entre pessoas surdas, não foi muito fácil, pois não tínhamos conhecimento aprofundado em libras.
Conversando com uma colega, que sabe a língua de sinais, a mesma me disse, que mesmo para quem sabe muitas vezes é difícil.Quando os surdos falam muito rápido e depende muito do contexto que acontece os diálogos.
Mas, foi interessante e um bom desafio, conseguimos aprender algumas palavras e pude perceber que aprender libras, leve um bom tempo.Além de saber o que significa cada sinal, é preciso estar dentro do contexto para se compreender exatamente o que se quer dizer.
Observando e pesquisando no dicionário de libras, percebi que existe muitos sinais que precisamos aprender para podermos se comunicar.
domingo, 18 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Márcia!
Realmente, é um aprendizado! E a partir dessa tua experiência, como achas que proporcionaria o diálogo entre os alunos de uma turma se tivesses um aluno surdo incluido? Abração!!
Sinceramente, é complicado.Conversaria com a turma, explicaria bem sobre a história de vida do aluno.Para dialogar com um aluno surdo, no primeiro momento tentaria o básico: , falar de maneira clara, com velocidade e tom normal,f alar de frente para ele, de modo que visualize a boca, pois ele pode fazer a leitura labial(se souber).Usar expressões faciais, isso ajuda a entender melhor o que se quer dizer.Se caso não entender o que o surdo diz, pedir para repetir.Tentar fazer gestos, usar alguns sinais que já sei ou até mesmo tentar se comunicar através de bilhete,ou seja, da escrita.E depois, correria atrás de outras alternativas,, que auxiliasse a comunicação entre a professora, os alunos e o aluno surdo.Pedia ajuda.
Postar um comentário