Lendo textos sobre educação, escritos há algum tempo atrás, podemos refletir mais sobre a educação de agora e a educação de anos atrás.
Assim como os filosofos se preocupavam com uma educação de qualidade, também hoje temos muitos escritores que veem escrevendo sobre o assunto. A preocupação com a educação não deveria partir somente dos educadores, professores e pessoas do meio, mas principalmente dos políticos.
Kant já nos dizia :“A disciplina é o que impede ao homem de desviar-se do seu destino, de desviar-se da humanidade, através das suas inclinações animais.” Theodor Adorno nos dizia que a barbárie se opõe a toda educação. Porém hoje, vemos nas nossas escola a violência aumentar a cada dia e as crianças e adolescentes cada vez mais cheios de raiva e de ódio em seus corações.
Infelizmente não vemos uma grande preocupação dos governantes quanto a violência nas escolas.Não é só com campanhas publicitárias que vamos resolver os problemas das drogas, mas com projetos sociais de qualidade e com um sistema de ensino mais comprometido com os alunos e com as famílias.
Kant nos diz: “O homem não pode se tornar um verdadeiro homem se não pela educação. Ele é aquilo que a educação faz dele.” Adorno nos diz que a violência acontece porque as pessoas são demasiadamente frias. Ele nos diz: “Receio que através de medidas educativas por demais abrangentes que sejam, será difícil evitar que assassinos de escrivaninhas tornem a aparecer.”
Como podemos ensinar ou contribuir para que nossos alunos se tornarem verdadeiros homens, de modo que vivenciem seu lado humano e não se tornem criminosos?
É uma pergunta difícil de responder, mas é uma pergunta que está preocupando muitos professores. Afinal, se a educação é o que transforma o homem, ela não está sendo demasiadamente boa, pois o número de criminosos cresce mais a cada dia que passa.
domingo, 14 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Márcia, trazes aspectos muito importantes para refletirmos nessa tua postagem. Além de trazeres fragmentos de textos trabalhados na interdisciplina, te posicionas quanto ao assunto em questão. Para enriqueceres ainda mais a tua postagem, seria interessante pensares como a tua escola está abordando essa questão ou o que, na tua percepção, poderia ser feito. Abração, Sibicca
Postar um comentário