BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

domingo, 7 de junho de 2009

Debater e discustir é importante sempre!

Fala-se tanto dos direitos dos indivíduos potadores de necessidades especiais, mas ainda estão sendo construídos prédios, escolas,restaurantres e outros lugares públicos sem acesso apropriados para os cadeirantes.
A lei existe e deve ser cumprida.Porém muitas pessoas,principalmente os portadores de necessidades especiais e familiares muitas vezes não têm conhecimento das mesmas.
Hoje, depois de muitas discussões e cobranças sobre a mudança de atitudes e de visão sobre o assunto Inclusão, sobre os portadores de necessidades especiais, as coisas estão acontecendo, mas na minha opinião muito lentamente.
Participei , na semana passada da 74ª Plenária do Fórum Permanente de Política Pública Estadual Para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS.
Nessa plenária, forão discutidos muitos assuntos sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Descobri que o município de Sapiranga está atrasado, quanto as leis que favorecem os deficientes físicos e outros portadores de necessidades especiais.Porém, a vinda da plenária ao município já é um começo, e o prefeito se comprometeu em fazer mais pelos portadores de necessidades especiais.
É muito importante a discussão, o debate, pois através da discussão em fóruns, plenárias, as pessoas têm oportunidade para solicitar providências aos problemas enfrentados.
As políticas públicas são essenciais no apoio e na ajuda aos portadores de necessidades, principlamente os que tem menas condições financeiras.Infelizmente as políticas públicas levam muito tempo, existe muita burocracia e falta de vontade política por parte de muitos políticos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia, certamente ainda há muito o que fazer em prol dos portadores de necessidades especiais. Trazes reflexões muito importantes nessa tua postagem. Pensando no que está sendo trabalhado na interdisciplina de necessidades especias, que relações podes estabelecer entre o que foi tratado na plenária e o que tens lido a respeito do assunto? Abração, Sibicca