BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

domingo, 25 de abril de 2010

A importância da música



A expressão musical desempenha importante papel na vida
Recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua.
Criatividade promove autodisciplina e desperta a consciência rítmica.
E estética. A música também cria um terreno favorável para a
Imaginação quando desperta a faculdade criadora de cada um. A
Educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
(ONGARO E SILVA, 2006, p. 2).

Gosto de trabalhar música com meus alunos, não porque eu gosto de música, mas porque é importante para o desenvolvimento da criança. Quero que meu aluno se desenvolva como um todo. A música tem um fator determinante na personalidade de todo indivíduo. Quando os alunos estão cantando ou dançando uma música estão se desenvolvendo. Com a música podemos trabalhar muitas atividades, envolver diversos conteúdos e trabalhar bastante a alfabetização.
Estou procurando trabalhar música todos os dias com meus, pois, pra mim a música auxilia muito no desenvolvimento deles.Além de ser facilitadora do processo ensino-aprendizagem, contribui para ampliar o conhecimento musical do aluno, pois a música é um bem cultural e seu conhecimento e uso não deve ser privilégio de poucos.
Estou trabalhando músicas que eles gostam, como os palhaços: Patati Patatá,Xuxa, Eliana,cantigas de rodas e logo vou começar a trabalhar os diversos ritmos.
Essa semana vou trabalhar com os sons: de animais, buzinas, barulhos...
Referência Bibliográfica:
Ongaro & Silva (2006). Importância da música na aprendizagem. São Paulo, UNIMEO/CTESOP.

domingo, 18 de abril de 2010

Comentário-análise de um jogo dado em aula

Os jogos pedagógicos são importantes recursos que o professor pode utilizar no processo ensino aprendizagem, pois eles ajudam a enriquecer o desenvolvimento intelectual e social do educando.
Os jogos devem ser desafiadores, propiciando oportunidades para que todos participem e aconteça além da aprendizagem, uma integração maior entre todos.
Os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades de comportamento, pois através dessa troca, é possível criar situações para que os participantes aprendam a trabalhar em equipe, desenvolvam criatividade, imaginação, desinibição e capacidade de adaptação a diferentes ambientes.
Procuro trabalhar com meus alunos, muitos jogos, pois sei como eles são importantes para o desenvolvimento deles. Estou tentando trabalhar diariamente com jogos, pelo menos, uma meia hora.
Os jogos em grupo apresentam muitas oportunidades de colocar as coisas em todos os tipos de outras relações. ( Kami 1987)
Percebi claramente isso, enquanto os alunos jogaram o jogo da memória, que é muito bom para desenvolver essas outras relações. Os alunos precisam estabelecer regras e se organizar, para que o jogo funcione. Ocorreu uma integração entre os alunos e houve conflitos também. Alguns alunos não souberam respeitar as regras do jogo e também demonstraram que não sabem admitir uma derrota.
Durante e após o jogo, conversamos sobre as atitudes do grupo em relação ao jogo. Foi interessante fazer isso, pois os próprios alunos puderam analisar suas atitudes, vendo seus erros e acertos em relação ao jogo e aos colegas.
Também é importante, a professora explicar para os alunos, o objetivo do jogo. Depois de explicado, os alunos vão jogar sabendo porque é importante colaborar e participar do jogo proposto.
A importância do diálogo com alunos nessa faixa etária é extremamente importante. Eles precisam entender direito quais são os objetivos do professor e a importância do que é feito em sala de aula.
Procuro ao máximo conversar com eles sobre o que estão trabalhando e sempre pedindo a colaboração deles, com sugestões, para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira possível.

Referência Bibliográfica
Kamii,Constance
A crinça e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos página 85

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Projeto

A preparação desse projeto está sendo diária, estou sempre pensando em muitas atividades e também esperando as sugestões dos alunos, por isso sei que, muita coisa planejada não vai acontecer e outro não planejado vão ser trabalhadas com sucesso.
Quando se trabalha com projetos, onde o professor dá aos alunos a oportunidade de participar e colaborar com o planejamento das atividades, quando o professor se se baseia no que os alunos têm curiosidade e na sua própria realidade, as coisas vai sendo modificado.
O que já aconteceu nesses primeiros dias deu para perceber isso. A visita ao Pet Shop foi adiada para a próxima terça-feira, devida a reformas que estão sendo feitas. Por outro lado, surgiu a oportunidade de termos a visita da Tânia, uma representa da Ong Via Bicho de Sapiranga.
Um projeto precisa ser flexível a mudanças. O planejamento prévio das atividades é extremamente importante, mas pode ser modificado se necessário.
Estou muito empolgada com a elaboração das atividades e vejo que os alunos também estão.Amanhã, um aluno irá trazer seu animal de estimação (um hamester), muitos alunos nunca viram, então acredito que vai ser bem importante.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Meu perfil

Posso dizer que sou uma professora com um perfil construtivista, pois acredito que o conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico, com o mundo das relações sociais.
Gosto de Jean Piaget, Emília Ferreira, Lev Vygostsky e também de Paulo Freire.
Acredito que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre indivíduo e o meio, por isso procurei deixar a sala de aula adequada à aprendizagem.Pois é nesse ambiente, que os alunos vão trocar experiências e serão estimulados a se desenvolverem.
Na verdade, não sigo um método propriamente dito, mas tento experimentar o tempo todo coisas novas, diferentes que possibilitem o crescimento dos alunos.Penso que o professor deve aproveitar ao máximo o que o aluno já sabe, a bagagem que traz e em cima disso ir aprendendo cada vez mais.
A sala de aula é super importante.É necessário criar um ambiente de letramento e alfabetização, para que o aluno comece a se interessar mais pela aprendizagem.

domingo, 4 de abril de 2010

Organizando o espaço da aprendizagem

Acredito que a aprendizagem ocorre de maneira mais prazerosa quando o ambiente é agradável e adequado, favorecendo a interação da criança com o mesmo.Po risso, estive esse final de semana terminado de fazer algumas coisas que vão deixar minha sala de aula muito mais favorável a aprendizagem.
Cartazes com o nome dos alunos, jogos, materiais que serão necessários como letras, números em e.v.a, cartelas com letras, livros, revistas, materiais para recortes,lugar para colocar os trabalhinhos...