Achei muito interessante a leitura do texto “Coesão e coerência em textos escritos iniciais” (VIDAL; SILVERIA, 2005). Realmente, hoje em dia aquela preocupação exagerada com a ortografia nos textos iniciais dos alunos, não está sendo tão cobrada, pois muito tem se falado nisso. O que os professores precisam se preocupar, penso eu, é com a coerência da escrita, se aquilo que o aluno está escrevendo tem nexo, isso é o mais importante. O processo de alfabetização e letramento é longo e para muitos alunos é lento, por isso existe uma continuação , desde o primeiro ano, até o quinto ano o professor precisa,claro ensinar o correto, os alunos precisam aprender a codificar os códigos, mas essa preocupação exagerada com a grafia correta acaba atrapalhando mais o processo de escrita.
Os textos apresentados no power point, mostram que os alunos estão no caminho certo, existe uma coerência na escrita, apesar de apresentarem a pontuação correta ou a grafia correta. Procuro trabalhar com meus alunos do primeiro ano, textos coletivos, onde eles mesmo não escrevendo perfeitamente se sentem muito valorizados, quando sabem que eles que ajudaram a dar ideias para a escrita. Uma prática que procuro sempre realizar com os alunos do quarto ano é a apresentação oral do texto escrito, onde a oralidade é mais trabalhada, e quando o aluno revê o que escreve, ele mesmo se dá conta dos erros que cometeu. E trabalhar os diferentes tipos de escrita ajuda o aluno a se entusiasmar mais pela escrita, isto é, escrever bilhetes, poesias, cartas, narrativas, diálogos...
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
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Um comentário:
Oi Márcia!! Legal a postagem, pois integras as discussões da interdisciplina com a tua prática em sala de aula, evidenciando como procuras trabalhar com a escrita. Abração
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