BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Coerência e coesão nos textos infantis

Pelo que li e também já tinha me dado conta nesses anos de trabalho, é que a escrita de textos precisa ter coerência e coesão. As frases precisam ter nexo, assim como os textos.
Texto coerente é aquele que precisa fazer sentido, dentro da realidade vivida pelos alunos. Se faz sentido dentro d ávida cultural dos alunos e se não se repete a mesma coisa do início até o final.
Texto com coesão é aquele, no qual se utiliza uma linguagem mais elaborada. Onde os elementos usados proporciona um melhor entendimento do mesmo.Usa-se os artigos e pronomes, evitando tantas repetições.
Gostei muito desse texto sobre a questão da coerência e da coesão dos textos infantis. muito interessante a colocação sobre as formas de iniciar os textos. Podemos trabalhar com nossos alunos diferentes tipos de textos, para que possam perceber que uma história não precisa começar ou terminar sempre do mesmo jeito.
Analisar e refletir sobre o modo que os alunos escrevem é fundamental para que o professor possa desenvolver um trabalho mais elaborado com a produção textual nas séries iniciais.
Comentário sobre o texto:"Coesão e coerência em textos escritos iniciais:algumas reflexões" de
Fernanda Fornari Vidal
Rosa Maria Hessel Silveira

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia!! Ótimos apontamentos para pensarmos sobre esses elementos do texto. Sugiro que possas compartilhar conosco a referência do texto que utilizaste nessa reflexão. Abração!!

Márcia Greff disse...

Oi! Tens razão.Esqueci de colocar o texto.
Já arrumei.
Abraços.