O trabalho de Paulo Freire, auxilia muito os educadores, mas em especial a educação de jovens e adultos.Freire nos faz os professores refletirem sobre sua prática pedagógica em relação a alfabetização.Para ele a alfabetização é como um ato de conhecimento, no qual "aprender a ler e escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem".
Isso me fez refletir muito sobre a alfabetização não só dos adultos, mas a alfabetização das crianças.Perceber que a alfabetização vai muito além de identificar as sílabas e palavras, mas a reflexão sobre esse processo, é importantíssimo para o professor desenvolver um bom trabalho nesse processo de ensino-aprendizagem.
Além do professor refletir sobre isso ele precisa, fazer com que o adulto entenda e passe por esse processo. Para isso o educador precisa desenvolver uma boa metodologia , pois precisa fazer com que o adulto supere seus problemas pessoais e se motive, de modo que aos poucos já passando pelas fazes da aquisição da escrita e da leitura, ao mesmo tempo em que reflita sobre o processo.
domingo, 4 de outubro de 2009
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Um comentário:
Oi Márcia, certamente quando pensamos no processo de alfabetização, guardadas as diferenças entre adultos e crianças, somos levados a pensar na importância de entendê-lo como processo e de resgatar as aprendizagens já construidas. Abração!!
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