O projeto de aprendizagem, no início me deixou um pouco confusa, pois não sabia do que se tratava e como seria seu desenvolvimento. Porém aos poucos fui entendendo e durante todo o projeto houve aprendizagem, isto é, a cada nova conversa com o professor e a tutora, surgiam novos entendimentos e uma nova mudança no projeto.
A evolução do grupo e aminha evolução individual foi crescendo no decorrer de todo o projeto. Dia a dia, semana a semana, o grupo foi crescendo e eu também fui entendendo o modo de desenvolver o projeto.
No início do projeto, conversamos por e-mail, MSN e nos encontramos pessoalmente, porém não nos damos conta da importância de usar o diário de bordo e nem do fórum dentro do próprio projeto. Só depois de um tempo, que começamos a usar o diário de bordo e o fórum, por isso muitas idéias que trocamos não foram anotadas.
Como não estávamos acostumadas a usar o MSN, tivemos um pouco de dificuldade de comunicação por ele, mas depois, tentei entrar sempre que possível para trocar idéias com as colegas.
Quero destacar aqui a importância do MSN nesse projeto e para melhorar a minha comunicação com as colegas e minhas amigas. Na verdade, passei a usar o MSN, em setembro, logo no início do projeto, pois antes eu não tinha internet em casa. Passei então a conversar no MSN com as colegas do grupo, os professores e outras amigas minhas fora do Pead.
Além disso, eu e a colega Rozane (com a qual conversei mais vezes), podemos nos conhecer melhor e além de esclarecer as dúvidas sobre o projeto, podemos firmar uma boa amizade, quero preservar.
Fiz alguns registros no portfólio sobre o PA, que foram importantes para consolidar meus conhecimentos.
O grupo trabalhou bastante, todas ajudaram, todas contribuíram, foram realizadas muitas pesquisas, conversas, entrevistas e muitas trocas de idéias.
Confesso que me envolvi bastante nesse projeto, gostei de desenvolvê-lo. Ofereci-me e me preocupei com a organização do projeto.
Tive iniciativa e por vezes achei que estava sendo muito metida, pois fiz muitas mudanças, algumas vezes sem conversar com as colegas.
Aprendi com esse projeto, que trabalhar em grupo é muito positivo, pois com as contribuições de todas aprendemos muito mais.
A troca de idéias foi essencial para tocar o projeto adiante.
Tivemos dificuldades na questão de investigação, ma as Simone nos ajudou e o professor Crediné esclareceu nossas dúvidas sobre o modo de fazer o mapa conceitual, além de esclarecer muitas outras dúvidas.
Acredito que o professor Crediné também atingiu os objetivos, quando passou a nos desafiar e nos deixou incomodadas com o desenvolvimento do projeto, durante as conversas no MSN.
Quando começou a nos desafiar, a dizer que não era daquele jeito, que não estava bom, ou que faltava algo, comecei a ficar incomodada, tomei as dores do grupo e comecei, junto com as colegas a reorganizar o projeto. Apesar das reclamações, achei muito bom isso que aconteceu, pois fomos atrás e conseguimos desenvolver bem o projeto.
Foi preciso repensar algumas vezes o projeto, o andamento, o desenvolvimento e isso nos fez avaliar nossos conhecimentos também.
Por fim, acredito que esse projeto foi muito válido para meu crescimento pessoal e profissional, aprendi que o professor tem esse papel, de desafiar sempre os alunos, fazer com que lês procurem respostas, busquem soluções para as dúvidas e verifiquem se as certezas são verdadeiras, assim como o professor Crediné fez com a gente.
Talvez pudéssemos ter feito mais coisas, que deixariam nosso projeto mais completo, mas penso que os principais objetivos foram alcançados: entender a importância de um projeto de aprendizagem e o modo de desenvolvê-lo.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
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