Gostei de fazer o trabalho sobre o financiamento da educação. É importante, que nós professores saibamos como ele funciona. Lendo texto, pesquisando na internet e com pessoas que participam do Conselho do FUNDEB, fiquei sabendo o que é e como funciona o mesmo.
O FUNDEB pode contribuir para melhorar de alguma forma, já que cada município terá o seu Conselho.
Já sabia do FUNDEB, porque minha cunhada (que também é professora) e a cozinheira lá da escola, estão fazendo parte do Conselho. Eventualmente conversamos sobre o mesmo.
O objetivo do FUNDEB é proporcionar a elevação e nova distribuição dos investimentos em educação. Esta elevação e nova distribuição ocorrerão devido às mudanças relacionadas às fontes financeiras que o formam, ao porcentual e ao montante de recursos que o compõem, e ao seu alcance.
Acredito que ainda é cedo para dizer se vai ou não funcionar, pois faz pouco tempo que está em funcionamento, e como sabemos tudo no Brasil leva tempo para funcionar de fato.
Penso que é muito importante que a sociedade fiscalize o Conselho do Fundeb, que esteja sempre preocupada com a utilização dos recursos, de modo que a educação possa melhorar cada vez mais.
Conversei com minha cunhada (Joice Steinhorst), que faz parte do Conselho do FUNDEB em Sapiranga.
A função do FUNDEB é fiscalizar se os recursos estão sendo aplicados corretamente.
O Conselho tem uma reunião por mês para discutir sobre os assuntos. Recebem a visita ,algumas vezes do tesoureiro ou funcionários da prefeitura que explicam como os recursos estão sendo aplicados.
Na próxima reunião, discutirão sobre o transporte escolar, o que está sendo feito com o dinheiro que é para ser aplicado no transporte.
Ela me disse que a principal função do FUNDEB, é a fiscalização do uso dos recursos.