BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

domingo, 11 de maio de 2008

Amarelinha

Trabalhar com o corpo é muito importante nas séries iniciais. Brincadeiras como amarelinha ajudam muito no desenvolvimento dos alunos.
Leia a reportagem da Nova Escola desse mês sobre o assunto.
Amarelinhas
Quer saber um pouco mais sobre o construtivismo? Então leia o texto!

Construção da Aprendizagem

O construtivismo não é um método de ensino. Construtivismo é uma teoria a respeito do aprendizado. Quem adotou e tornou conhecida a expressão foi uma aluna de Jean Piaget, a psicóloga Emília Ferreiro, nascida na Argentina em 1936. Partindo da teoria do seu mestre, ela pesquisou o processo mental pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever, colocando o nome de construtivismo na sua teoria. Emilia Ferreiro se restringiu a desenvolver uma teoria científica. No Brasil, a partir da década de 80, escolas começaram a utilizar o construtivismo em sala de aula, e mudaram a forma de alfabetizar as crianças. No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado metodicamente na primeira Escola Novo Horizonte e depois na Escola da Vila, em São Paulo.
No construtivismo existe um sujeito que conhece e o conhecimento se constrói pela ação desse sujeito, sendo que, o ambiente tem um papel muito intenso nessa atuação de construção de ocorrências de aprendizagem dentro das quais o educando vai produzir seu saber.

No princípio, o nome construtivismo se aplicava só à teoria de Emilia Ferreiro. Essa teoria priorizou aos educadores a base científica para a formulação de novas propostas pedagógicas de alfabetização sob o prisma da lógica infantil.Em síntese, as crianças não aprendem do jeito que são ensinadas. Conhecer e construir são ações que necessitam de projetos de assimilação e acomodação, num procedimento estável de reorganização, que é fruto da presteza daquele que interage com o mundo.Analisada por esse ângulo, uma ação docente construtivistase basearánas condições concretas do aluno, no conhecimento dos momentos de seu desenvolvimento em afinidade aos esquemas de elaboração mental, respeitando os seus pontos de partida e a sua individualidade dentro do contexto coletivo em que está inserido.

Destacamos que o Construtivismo é uma das correntes teóricas compelidas em explicar como a inteligência humana se desenvolve tendo como subsídio o desenvolvimento da inteligência alicerçado pelas interações entre o ser humano e o meio, incluindo as idéias de descobrir, inventar, redescobrir, criar.

No Construtivismo a importância do que se faz é igual ao como e porque fazer, buscando delinear os diversos estágios por que passam os indivíduos na ação de aquisição dos conhecimentos, de como se desenvolve a inteligência humana e de como o indivíduo se torna autônomo. O Construtivismo parte da idéia de que nada, está pronto e acabado, e o conhecimento não é algo terminado, destacando o papel ativo da criança no aprendizado, onde os conhecimentos são construídos pelos alunos mediante o estímulo ao desafio, ao desenvolvimento do raciocínio, à experimentação, à pesquisa e ao trabalho coletivo.
Porém, existe uma polêmica entre Telma Weisz (construtivismo) e Fernando Capovilla (método fônico). O método fônico baseia-se no aprendizado da associação entre sons e letras e usa textos produzidos designadamente para a alfabetização. O construtivismo não prioriza essa associação e trabalha com textos que já façam parte do mundo infantil. O que sabemos é que embate entre os dois métodos de alfabetização está intenso. Nossa opinião é que qualquer que for o procedimento pedagógico, o que interessa é que a metodologia possa interagir com as reais necessidades de conhecimento dos alunos em cada momento do seu aprendizado.

Texto escrito por Amélia Hamze
Prof FEB/CETEC

MAIS JOGOS!

Quer sugestões de jogos bem legais para trabalhar com os alunos?
Então é só clicar!
QUADRADOS LATINOS
TRIÂNGULO MATEMÁTICO

É sempre bom pesquisar na net!

Pesquisando e lendo na internet sobre assuntos relacionados com educação e sobre interdisciplinas que estamos trabalhando, encontrei um texto interessante sobre a utilização de jogos como mediação pedagógica no curso de pedagogia numa universidade do Rio de Janeiro.
Clique aqui para ler. É interessante.
Jogos online para trabalhar alfabeto e letra inicial.Clique aqui.

ATIVIDADES INTERESSANTES!

Olá!
Dando uma olhada na internet, achei um site, que tem atividades interessantes de matemática para trabalhar com os alunos.
Tem um jogo de montar(figuras geométricas) e um outro de encaixar as formas
É legal para trabalhar com crianças pequenas educação infantil e também primeiro ano).