BLOG DA PROFESSORA MÁRCIA GREFF

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

domingo, 27 de abril de 2008

Olá!




É muito bom ler!!!

sábado, 26 de abril de 2008

Reflexão sobre o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire

No livro Pedagogia da Autonomia , Paulo Freire fala bastante da ética na prática diária. Falava com toda a razão, lendo o livro e pensando a respeito, concordo com. A nossa responsabilidade ética é bem grande.Somos para nossos alunos modelos e por isso precisamos dar o exemplo, começando pela ética profissional.
Na verdade, nós professores precisamos gostar realmente do que fizemos, pois ensinar exige muito.
Ensinar não é apenas transmitir conhecimentos. Chegar na sala de aula encher o quadro de coisas e pedir para o aluno copiar.
Para Freire quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. È uma troca que deve acontecer entre o professor e o aluno. O professor tem que instigar a curiosidade no aluno, manter o aluno interessado nos assuntos trabalhados e fazer com que os alunos vivenciem o que estão aprendendo.
Freire ressalta a importância do professor ensinar o pensar certo. Para isso o professor deve ser crítico, ser crítico de verdade. Trabalhar a verdade dos fatos, opinar honestamente sobre a realidade e proporcionar a troca de idéias entre os alunos. É necessário que ocorra muito diálogo entre professor e aluno. Através do diálogo ocorrerão muitas aprendizagens e trocas.
Ensinar exige muito do professor. A seguir farei uma lista de algumas coisas importantes que precisa-se para ensinar:
Segundo Freire ensinar exige:
*Rigorosidade metódica
*Pesquisa
*Respeito aos saberes dos educandos
*Criticidade
*Estética e ética
*Corporeificação das palavras pelo exemplo
*Risco,aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação
*Reflexão crítica sobre a prática
*Reconhecimento e a assunção da identidade cultural
*Consciência do inacabamento
*Reconhecimento de ser condicionado
*Autonomia do ser do educando
*Bom senso
*Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos
*Apreensão da realidade
*Alegria e esperança
*Convicção de que a mudança é possível
*Curiosidade
*Segurança, competência profissional e generosidade
*Comprometimento
*Compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo
*Liberdade e autoridade
*Tomada consciente de decisões
*Saber escutar
*Reconhecer que a educação é ideológica
*Disponibilidade para o diálogo
*Querer bem aos educandos
Me perguntei, depois de ler o livro, se nós nos damos conta, que existe uma infinidade de exigências e responsabilidades que o bom professor precisa fazer no dia a dia para que seu trabalho seja desenvolvido da melhor maneira possível.
Acredito que todas são importantes e necessárias, mas quero destacar a reflexão crítica sobre a prática. Percebo como é importante o professor tirar um tempo para refletir sobre sua prática. E se fazer perguntas a esse respeito:
*Meus alunos estão aprendendo com o método que estou ensinando ?
*Os alunos estão demonstrando interesse em minhas aula?
*Está havendo trocas e diálogos entre alunos e o professor?
*Estou dando oportunidade para reflexões, críticas e avaliações sobre a minha prática?
*Estou me sentindo bem quando estou ensinando meus alunos?
*Estou realizando trabalhos em grupos e em duplas para que haja entrosamento entre os alunos.
Muito importante também é o bom senso do professor, com ele é possível resolver muitos problemas.
Para terminar penso que todo professor precisa ter sempre a Convicção de que a mudança é possível. Acredito sempre na mudança, acredito que é possível uma educação de melhor qualidade, além de acreditar nisso, é preciso contribuir de alguma forma, por isso tento realizar o meu trabalho da melhor maneira possível, refletindo sobre a prática, sendo otimista, comprometida, tendo bom senso, procurando ser ética, entre outras coisas.

sábado, 5 de abril de 2008

AVALIAÇÃO DO EIXO III

Quando fiz o texto, síntese das aprendizagens, me dei conta de muitas coisas,que antes não tinha reparado. Ás vezes demoramos um pouco para assimilar os conhecimentos. Como disse no início da minha síntese, costumo selecionar o que aprendo no curso de pedagogia em o que já posso trabalhar e no que poderei trabalhar no decorrer do tempo e por isso , ás vezes não uso imediatamente tudo o que aprendi, mas no decorrer do tempo e quando uso o material, sempre aprendo um pouco mais.
Exemplo que é usei muito mais coisas que aprendi em psicologia no último semestre do ano , do que no primeiro no qual tínhamos essa interdisciplina. E as atividades de teatro que usei muito no mesmo instante que tínhamos a interdisciplina e com certeza esse minhas atividades que farei com os alunos serão muito melhores ,pois estou mais preparada para o ensino dessas atividades do que antes.
Essa foi uma aprendizagem importante, o conhecimento vai sendo assimilado aos poucos,assim como as crianças aprendem ,o professor também precisa assimilar e aperfeiçoar conhecimentos para depois transmití-los.
Fiz minha síntese na última hora, em cima do prazo, por esse motivo,deixei muitas coisas de lado, e o trabalho não ficou exatamente como eu queria. Isso também é aprendizagem , me dei conta que apesar de tantas coisas que temos sempre para fazer , não posso deixar a faculdade de lado, e que não podemos deixar coisas importantes para fazer para a última hora.
Fazendo a síntese, me dei conta do quanto meus alunos cresceram e aprenderam durante o ano. Como trabalho com primeiro ano , tive mais tempo para realizar atividades trabalhadas nas interdisciplinas principalmente de teatro, de música e literatura. Trabalhei tantas atividades de teatro,mesmo depois que que o trabalho com o professor terminou continuei fazendo as atividades com eles. Além das atividades de expressão corporal, os alunos tiveram liberdade para ouvirem suas músicas preferidas e músicas trazidas por mim, além da hora da dança.
Quando relatei na minha síntese e até enfatizei o crescimento dos alunos, foi porque, de fato , fiquei impressionada com o amadurecimento e a desenvoltura dos alunos. Os alunos estavam desinibidos, falantes,confiantes com um entusiasmo muito grande de continuar aprendendo. Me dei conta do quanto a realização dessas e outras atividades foram importantes para os alunos e para mim, que, me senti feliz e orgulhosa deles e porque não de mim.
Me dei conta também, que além do professor trazer para sua sala de aula atividades diferentes, o professor precisa transmitir confiança, alegria e entusiasmo enquanto explica ou aplica uma atividade. Ele precisa motivar o aluno a gostar da aula, não importa que assunto seja. Por exemplo, na hora da música e da dança, eu dançava e ainda danço junto com meus alunos,canto com eles, pulo corda com as meninas, participo junto das atividades. Isso sem dúvida os motiva, pois não podemos esquecer que somos figuras importantes para nossos alunos, então temos que ser exemplos.
Para finalizar gostaria de falar sobre a leitura, quando fiz minha síntese, quero dizer assim que terminei a mesma, me dei conta que deveria ter lido mais os textos que nos foram oferecidos como sugestões em todas as interdisciplinas , pois se tivesse lido mais , poderia ter enriquecido minha síntese complementando e argumentado minha prática com a teoria e com isso ter aprendido muito mais. Por ter me dado conta disso, é que esse ano estou buscando novos conhecimentos, fora das aulas, estou lendo livros e textos sobre avaliação, Piaget, aprendizagens, buscando coisas novas para meu crescimento pessoal e para minhas aulas.